Desvantagens na comunicação

Saúde
   Com a média de idade de uma criança que é introduzida às tecnologias de informação a descer drasticamente (hoje em dia é possível ver crianças de 10-11 anos a utilizar a internet com bastante facilidade), muitas das crianças tem vindo a crescer com uma mentalidade que as leva a acostumarem-se demasiado à facilidade e conforto proporcionado pelas novas tecnologias, e consequentemente a uma dependência preocupante. Tem havido vários estudos quanto à saúde e bem-estar da população jovem e as conclusões são comuns e preocupantes: A taxa de obesidade infantil tem vindo a aumentar. Este facto é várias vezes justificado pela dependência que as crianças têm vindo a desenvolver em relação a várias tecnologias presentes no dia-a-dia de uma pessoa normal, como a televisão, computador/internet e videojogos, que têm substituído a actividade física recomendada. Como frisado anteriormente estas tecnologias são ferramentas úteis, mas peritos da área afirmam que a má moderação da sua utilização têm alterado drasticamente os hábitos da vida de muitos jovens. Tem havido campanhas de sensibilização quanto ao assunto, mas a verdade é que a situação tem vindo a agravar-se.

   Contudo, a mentalidade de mínimo esforço não assombra só a população jovem mas sim também a população adulta.



Um dos assuntos mais controversos no que toca ao impacto das novas tecnologias na saúde é a de isolação social. Com o aparecimento das redes sociais, fóruns, serviços de mensagens instantâneas, certos especialistas acusaram isto como uma das grandes razões para a actual situação de isolação social na sociedade. No entanto, estudos propôem que isto não é verdade, e que pessoas que são adeptas das novas tecnologias têm tendência para serem mais sociais. Contudo isto é uma generalização, porque estão reportados vários casos de isolação social apoiados pelas novas tecnologias e é um problema é frequentemente mencionado.

Crimes informáticos
Tal como tudo, a internet e o seu leque de oportunidades não só trouxeram vantagens como também desvantagens. Com o aparecimento da Internet e a sua disponibilização comercial também começou a aparecer os “crimes informáticos”, ou seja, crimes que onde certos utilizadores aproveitam do anonimato opcional e no desconhecimento de outros utilizadores na área de informática para cometer crimes. Crimes como burla, invasão da rede pessoal que poderão resultar num ataque informático ou no roubo de dados confidenciais têm sido comuns no mundo que é a Internet. Como solução a isto tem havido imensas campanhas de sensibilização relacionadas com o uso de internet, e o aumento do número de experientes na área de informática tem também contribuído para a suavização deste problema.


 
 Gráfico retirado do site ePayment News, que mostra o número de queixas relacionadas com crimes informáticos entre 2000 e 2010. É possível observar que no início da década de 2000 o número de queixas era consideravelmente menor em relação aos últimos anos.



Links externos: